Foto de Pragyan Bezbaruah

Timidez

Sempre fui quieta, na minha. Nunca fui de fazer amizades facilmente e muito menos de conversar horas a fio, gosto de escutar. Acho que ainda tenho muito disso, e não foi fácil lidar com a timidez durante esses longos anos. Mas a vida tem suas proezas e sempre nos coloca diante de situações que nos confrontam diretamente no ponto em que mais tememos.

A timidez é uma pedra no sapato, no salto, no all star! Quantas possibilidades são criadas no imaginário, quantas estratégias, ideias são organizadas em nossas mentes, mas na hora de externá-las, cadê? Que paralisia! Muitas vezes, nesses momentos cruciais, a timidez é confundida com falta de capacidade. Apresentações em seminários, projetos, entrevistas de emprego, dinâmicas em grupo são um martírio só. Mas o que fazer para mudar esse contexto, mudar esse comportamento que é tão subjetivo?

Não tem um método mágico, infelizmente. Mas tem algo que aprendi e que tem funcionado; em situações em que eu sei que preciso ser maior que eu mesma, incorporo a pessoa que gostaria de ser naquele momento e acredito nela, não sou eu, é ela. Vou com propriedade, segurança. Só eu sei quem está no controle e, para ser sincera, sei que minha capacidade é bem maior que esse bloqueio.

Já perdi muitas oportunidades por ser tímida em demasia, não sei se vem junto com ela e se é comum de todos os tímidos, mas além de tímida sou a pessoa mais discreta que poderia existir. Chamar a atenção não é um objetivo, nesse caso, a timidez é um refúgio, era um refúgio. Hoje talvez eu seja mais discreta que tímida, tenho aprendido que ninguém é conhecedor de tudo e nem seguro de si o tempo todo. Não é necessário se cobrar tanto nesse aspecto, você só precisa tirar de você aquilo que sua mente já sabe que você pode fazer. Não é um bloqueio de você para com o mundo externo, mas uma barreira dentro de você mesmo. Descobri que timidez não é uma característica imutável da personalidade, mas sim uma capa que esconde o potencial enorme que cada um tem dentro de si. E, pensando bem, ninguém precisa usar capa além dos super heróis de quadrinhos, não é?!


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *